Ronald Golias

JOSÉ RONALD GOLIAS
(76 anos)
Ator e Humorista

☼ São Carlos, SP (04/05/1929)
┼ São Paulo, SP (27/09/2005)

Ronald Golias foi um humorista brasileiro, nascido em São Carlos, SP, no dia 04/05/1929. É  considerado um dos pioneiros da televisão no país.

Nascido em família humilde, era filho de Arlindo GoliasConceição D'Aparecida Rayol Golias. O pai, fã do artista Ronald Colman, resolveu chamar o filho de Ronald. Sua estreia nos palcos foi aos 8 anos de idade, como artista amador, na Escola Dante Alighieri em São Carlos.

Mudou-se para São Paulo em 1940. Trabalhou como alfaiate e funileiro. Começou a praticar natação no Clube Regatas Tietê, onde posteriormente entraria para o grupo Acqua Loucos, um dos precursores em espetáculos aquáticos no Brasil. Por sugestão de Ronald Golias, as apresentações passaram a ter uma parte com diálogos; suas performances com a trupe acabaram por levá-lo a participar do programa "Calouros Em Cena", da Rádio Cultura.

Nos anos 50, com o fim dos programas produzidos pela emissora, Ronald Golias passou a integrar a equipe de artistas da Rádio Nacional. Foi então que conheceu Manuel de Nóbrega, que em 1957 o convidou a participar do humorístico "A Praça da Alegria", que estreou naquele mesmo ano pela TV Paulista.

Cinema e Consagração na TV

Ronald Golias despontou para a fama a partir de seu trabalho na "A Praça da Alegria". Interpretando o inquieto Pacífico, do bordão "Ô Cride, fala pra mãe...", ele acabou tornando-se uma das estrelas da ainda incipiente televisão brasileira.

Com o sucesso na TV, ele foi convencido por Herbert Richers a entrar para o cinema. A iniciativa a princípio foi complicada pois com a agenda ocupada na televisão, o humorista enfrentou dificuldades em conciliar as gravações.

Seu primeiro filme foi a comédia "Um Marido Barra Limpa" (1957), de Luíz Sérgio Person que, contudo, acabou finalizado por outro diretor e lançado apenas em 1967. 

Participou também de "Os Três Cangaceiros" (1961), de Victor Lima, quando contracenou com Ankito e Grande Otelo. Entre seus últimos trabalhos cinematográficos estão "O Dono da Bola" (1961) e "Golias Contra o Homem das Bolinhas" (1969).

Não alcançando grande impacto no cinema, a atenção de Ronald Golias voltou-se novamente para a televisão. Trouxe consigo das telas o personagem Carlos Bronco Dinossauro, que acabaria tornando-se um dos destaques da "Família Trapo", programa exibido pela TV Record entre 1967 e 1971. Contracenando com Jô Soares, Ricardo Corte-Real, Cidinha Campos, Renata Fronzi e Otelo ZeloniRonald Golias consagrou-se definitivamente como um dos mais célebres humoristas do Brasil.

Trabalhos Posteriores

Em 1979, Ronald Golias protagonizou na TV Globo o seriado "Superbronco". Criado por Boni, o programa foi considerado um fracasso, durando apenas 29 episódios.

Nos anos 80 foi para a TV Bandeirantes, onde estrelou o humorístico "Bronco".

Em junho de 1990, passou a integrar o elenco fixo da "A Praça é Nossa", no SBT, onde permaneceu até 2005 interpretando personagens como O Profeta, Bronco, Pacífico e Professor Bartolomeu. Nesse meio tempo, foi protagonista na mesma emissora dos humorísticos "Escolinha do Golias", com Nair Bello, e "Meu Cunhado", com Moacyr Franco.

Doença e Morte

Na época da estréia de "Meu Cunhado", em abril de 2004, Ronald Golias sofreu uma cirurgia para a implantação de um marcapasso. No mês seguinte voltou a ser internado em razão de um coágulo no cérebro. Seu estado de saúde a partir de então passou a se agravar.

Em 08/09/2005, Ronald Golias foi internado no Hospital São Luiz, em São Paulo. Com quadro de infecção pulmonar, ele viria a falecer no dia 27/09/2005, aos 76 anos, em decorrência de uma infecção generalizada proveniente de infecção pulmonar.

Ronald Golias foi sepultado no Cemitério do Morumbi.

Casado com Lúcia Golias, o comediante teve somente uma filha chamada Paula.

Homenagens

Em 16/09/2007 a prefeitura de São Carlos inaugurou a Praça Ronald Golias em homenagem ao humorista no bairro da cidade Aracy, e também está criando o Museu Ronald Golias na Rua Geminiano Costa, 401, na casa onde Ronald Golias residiu.

A cidade paulista de Serra Negra o homenageia com uma estátua em bronze,em tamanho real, onde está sentado em um banco da praça em frente à prefeitura da mesma cidade, com um olhar contagiante.

A partir de 2007, o SBT passou a retransmitir a "Escolinha do Golias" com muito sucesso. Apoiado nesse sucesso do programa, a TV Bandeirantes também decidiu repassar o programa "Bronco" no mesmo ano.

Programas humorísticos de outras emissoras, como "A Turma do Didi" de seu amigo Renato Aragão, renderam-lhe homenagens televisivas.

Recentemente, o produtor Rodrigo Rodrigues produziu um documentário sem fins lucrativos em sua homenagem.

Filmografia

  • 1969 - Golias Contra o Homem das Bolinhas
  • 1968 - Agnaldo, Perigo à Vista (Participação)
  • 1963 - O Homem Que Roubou a Copa do Mundo
  • 1962 - Os Cosmonautas
  • 1961 - O Dono da Bola
  • 1961 - Os Três Cangaceiros
  • 1960 - Tudo Legal
  • 1958 - Vou Te Contá
  • 1957/1967 - Um Marido Barra-Limpa

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #RonaldGolias #Golias

5 comentários:

  1. Cara! Quanta gente boa nós perdemos. Até parece que foi ontem que eu ri das brincadeiras desse grande mestre do nosso humor. Saudades...

    ResponderExcluir
  2. É verdade Carneiro, o tempo passa e às vezes esquecemos de muita gente boa que se foi. Mas aos poucos vou resgatar todos e deixar aqui o registro para que possamos matar a saudade! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Continue com esse trabalho maravilhoso e tenha certeza que você vai matar a saudade de muita gente!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. nossa quanta saudade dessa figura, até hj dou mtoas risadas com suas apresentações
    o melhor humorista que ja vi

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por recordar esse ícone do humor brasileiro. Seguramente, é o mais engraçado de todos. Era um falastrão em cena, mas não precisaria dizer nada, só olhar para a cara dele é riso garantido. Uma correção: a data de nascimento correta de Ronald Golias é 26 de junho de 1929.

    ResponderExcluir