Dick Farney

FARNÉSIO DUTRA E SILVA
(65 anos)
Cantor, Compositor, Ator e Pianista

☼ Rio de Janeiro, RJ (14/11/1921)
┼ São Paulo, SP (04/08/1987)

Dick Farney foi um cantor, pianista e compositor brasileiro nascido no Rio de Janeiro, no dia 14/11/1921. Aprendeu lições de piano ainda na infância, quando começou a estudar música erudita com o pai, enquanto a mãe lhe ensinava noções de canto.

Apresentou-se, os 14 anos, na Rádio Mayrink Veiga, no programa "Picolino", de Barbosa Júnior, quando executou ao piano a "Dança Ritual do Fogo", do compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946).

Depois veio o interesse pela música norte-americana e tornou-se pianista do conjunto "Swing Maníacos", ao lado do irmão Cyll Farney, que era baterista. O "Swing Maníacos" acompanhou Edu da Gaita na gravação de "Canção da Índia", do compositor russo Nikolay Rimsky-Korsakov.

Em 1937 estreava como cantor na Rádio Cruzeiro do Sul, interpretando "Deep Purple" (David Rose). No ano seguinte, foi para a Rádio Mayrink Veiga, onde cantava músicas norte-americanas, acompanhando-se ao piano.

Na década seguinte, apresentou-se no Cassino da Urca, como integrante da orquestra de Carlos Machado, e em muitas casas noturnas do Rio de Janeiro e de São Paulo, como pianista e crooner.


Em 1946 lançou sua primeira gravação de sucesso, o samba-canção "Copacabana" (João de Barros e Alberto Vieira).

Dick Farney participou de vários filmes da era pré-chachadas, entre eles "Somos Dois" (1950), de Milton Rodrigues, "Carnaval Atlântida" (1952), de José Carlos Burle e "Perdidos de Amor" (1953), de Eurides Ramos.

Em 1959 passou a apresentar, na TV Record de São Paulo, o programa "Dick Farney Show", e foi uma das estrelas da inauguração da TV Globo do Rio de Janeiro em 1965, onde fez o programa "Dick e Betty 17", ao lado de Betty Faria, durante seis meses.

Dick Farney foi proprietário das boates Farney´s e Farney´s Inn, ambas em São Paulo.

Em 1971 formou um trio com Sabá (Contrabaixo) e Toninho Pinheiro (Bateria).

Entre 1973 a 1978 tocava piano e cantava na boate Chez Régine, em São Paulo.

Depois de uma carreira brilhante acompanhado de um repertório inesquecível e, ao longo de 47 anos de atividades artísticas, gravou 29 LPs, especialmente a partir da década de 40, faleceu aos 65 anos em São Paulo, SP, no dia 04/08/1987, vitimado por um edema pulmonar.

2 comentários:

  1. Maravilhosa homenagem á DICK FARNEY, cantor, pianista, maestro, compositor, ator, apresentador, que tanto contribuiu para a nossa música, e artes no Brasil e tendo uma carreira interncacional pos mais de 15 anos nas e Américas,

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma foto autografada de Dick Farney de 1950 deixada por minha tia, se alguém se interessar entre em contato comigo:
    vitor_web@yahoo.com.br

    ResponderExcluir